EXPLORE O MATUTU

Navegue sobre as trilhas das montanhas desse Vale do Matutu, deslumbre-se com a natureza, sinta a energia, ouça o som da vida. Aprecie e relaxe!
Reserve
Contemplar as maravilhas da Natureza é o melhor alimento para alma e a manutenção de uma mente sã.

O Matutu é um fundo de vale, localizado aos pés do Parque Estadual da Serra do Papagaio nas Terras Altas da Mantiqueira em Aiuruoca – MG, que abriga cerca de duzentos habitantes. As montanhas ao seu redor propiciam um número muito grande de rios e cachoeiras. O Pico do Papagaio, de formação granítica, tem cerca de 2100 metros de altitude, é um ponto elevado da Serra do Papagaio, e faz parte da franja mais a noroeste da Serra da Mantiqueira, se destacando na paisagem como uma grande torre que protege o vale.

A comunidade que habita o Matutu tem na presenvação ecológica um dos seus principais foco.

Segundo o historiador aiuruocano José Mauro Maciel, em seu livro Ayuruoca nos Setecentos, Nossa Terra, Nosso Ouro, Nossa Gente, os nativos ayuruãs foram os primeiros registros de humanos a habitar a região da Serra do Papagaio onde se encontra o belo Vale do Matutu.

A primeira fazenda que se instalou no Vale do Matutu foi de migrantes que vieram do Rio Grande do Sul e remonta o ano de 1860. José Maciel Sene, seu primeiro proprietário, dedicou-se a pecuária e seus filhos continuaram a atividade. Ainda exite o casarão sede dessa fazenda que foi construída pelos escravos, hoje propriedade e sede da Associação de Moradores e Amigos do Matutu.

VALE DO MATUTU

REDUTO

DE PAZ

VILA MARIA

As estações são formas da natureza dizer que sempre é tempo de renascer!
Vila Maria é uma localidade do Vale do Matutu onde reside os herdeiros da família Soares, uma das mais antigas familias do Vale. O Restaurante da Tia Iraci está inserido na Vila Maria além de um punhado de casas que formam a vila com características sul mineiras, apresentando uma arquitetura peculiar.
Cantinho mineiro

reduto de paz e tranquilidade

Faça nos uma visita e desfrute do melhor que o Vale do Matutu tem pra te oferecer.

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO?