A Pousada e Restaurante Tia Iraci oferece aos seus clientes uma deliciosa sauna Finlandesa, estrategicamente construída no Vale do Matutu em Aiuruoca. Consulte os valores e venha relaxar conosco.

Os finlandeses possuem como provérbio a premissa:  “Primeiro construa a sauna e depois a casa” , demonstrando assim o quão serio consideram a Sauna Finlandesa.

A Finlândia, um país cujas tradições de sauna remetem há alguns milhares de anos, fomenta uma ampla variedade de estudos, seminários, revistas e clubes devotos à temática das saunas. Nos tempos antigos, a sauna era um local para se limpar, ter cuidado com a higiene pessoal, cozinhar, guardar coisas, dar a luz e, o mais importante, escapar do frio do inverno por alguns momentos.

Considerado um tratamento de saúde suprema, esta característica de sauna tem seus benefícios amplamente divulgados.

O corpo contém dois tipos principais de glândulas sudoríparas:

Glândulas apócrinas, localizadas principalmente nas axilas, área do púbis e couro cabeludo, que secretam suor que contém gorduras e outros compostos orgânicos. As bactérias na pele interagindo com estes compostos são o que faz com que o corpo produza odor. Estas glândulas, que se tornam funcionais na puberdade, também emitem hormônios e feromônios que ajudam a atrair o sexo oposto;
As glândulas écrinas, que somam mais de 2 milhões e estão espalhadas por todo o corpo, são os principais responsáveis pela transpiração. Ativado por calor, bem como o estresse e fortes emoções, estas glândulas secretam suor inodoro e aquoso que esfria o corpo, pois é evaporado da pele.

Os principais benefícios:

As saunas ajudam a limpar a pele, aumentar a circulação, abrir as vias aéreas e nasais, aliviar dores musculares e reumáticas, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o movimento articular e agir como um processo de relaxamento em condições de tensão e estresse. A sudorese abre os poros, elimina toxinas e impurezas do corpo, aumenta a circulação e é ideal para estimular os vasos que ajudam no processo de cura de infecções.

Mais um dos benefícios da sauna ainda é poder acelerar o tempo de recuperação de lesões como artrite e dor muscular. Outro bônus inclui sua capacidade de estimular as glândulas endócrinas, que são importantes para a regulação do humor, a função do tecido, o metabolismo, a função sexual e do processo reprodutivo.

Sabe-se que uma sessão de sauna aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes dos órgãos – especialmente a pele. As saunas fazem o corpo aquecer da mesma forma que ocorre quando o corpo se encontra em estado febril, ajudando-o a se curar por conta própria. Contribui para relaxar músculos do rosto, melhorando o aspecto geral da pele, removendo impurezas e oleosidade do rosto.

O suor em uma sauna a vapor contém cerca de 97% de água, enquanto o suor do infravermelho pode ser ainda melhor, pois contém apenas 80% de água e 20% de toxinas, sendo assim, pode-se eliminar mais resíduos.

Eliminando Toxinas

Muitas das dezenas de milhares de produtos químicos sintéticos presentes no ambiente interferem na comida, água e ar que ingerimos. Não importa o quão saudável a dieta ou estilo de vida de uma pessoa seja, o corpo ainda assim contém traços de centenas, se não milhares, de produtos químicos, como pesticidas, solventes e dioxinas.

Uma maneira de se livrar das toxinas armazenadas é através do suor. A sudorese mobiliza toxinas armazenadas no tecidpo do corpo e ajuda a eliminar. Por isso que um dos benefícios da sauna mais importantes é aprimorar o processo natural de sudorese.

Vários pesquisadores corroboram os benefícios da sauna na eliminação de cargas tóxicas do corpo. O mais bem estudado é o Programa de Desintoxicação Sauna Hubbard. Este programa engloba exercícios diários seguidos por sessões de sauna de duas horas e meia a cinco horas por dia, com intervalos para se refrescar e reidratar. Os participantes neste programa também ingerem niacina para estimular a circulação e mobilização de gordura, bem como multivitaminas e óleos poli-insaturados.

Saúde do Coração

Os benefícios da sauna se estendem para além da desintoxicação. Sabe-se que a sauna também é fundamental para o coração. Sessões de saunas têm efeitos semelhantes ao exercício leve. O coração recebe um treino suave, a medida que o calor da sauna dilata os vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo.

Em um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, 15 minutos em uma sauna por dia, durante 14 dias, melhorou a função das células endoteliais que revestem as artérias em 40% dos participantes.

Pesquisadores japoneses descobriram que a sauna é particularmente útil para a insuficiência cardíaca congestiva. Depois de realizar sessões de saunas diárias durante quatro semanas, 13 de 15 pacientes com insuficiência cardíaca grave apresentaram reduções significativas na pressão arterial e melhorias na fração de ejeção (uma medida da capacidade de bombeamento do coração), tolerância ao exercício e consumo de oxigênio.

Lista de benefícios da sauna

  • Fortalece a circulação sanguínea;
  • Alivia dores reumáticas e da coluna;
  • Limpa os poros e hidrata a pele;
  • Combate o estresse;
  • Combate a hipertensão;
  • Melhora o sono;
  • Promove relaxamento dos músculos faciais e do corporal;
  • Previne flacidez da pele;
  • Desobstrui as vias respiratórias;
  • Promove sensação de serenidade;
  • Elimina toxinas do organismo;
  • Combate doenças respiratórias como asma, bronquite, gripes e sinusite;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Reduz a fadiga crônica;
  • Trata os problemas de pele.

Precauções e dicas

Manter-se hidratado! Durante qualquer sessão de sauna, você deve beber muita água, pois a transpiração muitas vezes pode resultar em uma grande quantidade de perda de água. Sem reposição, isso pode causar fadiga ou interrupção de ritmos cardíacos normais. Sessões mais longas que 15 minutos não devem ser realizadas mais de três vezes ao dia.

As saunas não são recomendados para mulheres grávidas ou crianças muito pequenas, bem como aqueles com pressão baixa, diabetes ou problemas cardíacos. Se você estiver tomando medicação, você deve consultar o seu médico primeiro e, além disso, você nunca deve ficar dentro de uma sauna se você se sentir fraco ou com náuseas.

Em uma sessão de sauna típica, uma pessoa pode perder grandes quantidades de suor, que é uma quantidade razoável de líquido. As pessoas com doenças cardíacas, renais, pressão baixa ou com prévio histórico de desmaios devem evitar essas perdas de fluidos corporais.

Quando uma pessoa perde muito suor, ela perde muitos eletrólitos do corpo, como sódio, potássio, magnésio e cálcio. Estes eletrólitos precisam ser substituídos para manter o sistema elétrico do coração saudável e funcionando normalmente.

O álcool é um diurético e pode fazer você perder líquido, mesmo quando desidratado. A ingestão do álcool e, em seguida, a exposição a uma sauna quente seca pode ser uma combinação perigosa que leva à escassez de fluidos, baixa da pressão arterial e electrólitos do organismo.

A boa notícia é que pesquisas realizadas por finlandeses têm mostrado que o uso da sauna em uma terapia quase diária que inclua o relaxamento, bem como a estimulação favorável para o coração e os vasos sanguíneos, pode levar a benefícios poderoso a longo prazo. Assim, os benefícios da sauna como um todo podem aumentar a expectativa de vida e diminuir risco de doença arterial coronariana significativamente.

A Sauna Finlandesa

A sauna seca envolve a sequência de derramar água sobre rochas aquecidas para criar um calor elevado. Isto normalmente cria uma umidade de cerca de 20%, permitindo que o calor seja transferido para o corpo em um ritmo mais lento, em vez de aquecer muito rapidamente. Isso permite que você seja capaz de se sentar na sala fechada por mais tempo.

No interior, o calor pode atingir até 70°C (ou mais), e a temperatura do corpo é forçada a produzir mais suor para resfriar seu corpo, reduzindo sua temperatura corporal e criando estabilidade. Isto ajuda na remoção de diversos metais tóxicos como sódio, chumbo e cádmio. Em uma sessão, você pode queimar até 300 calorias – o equivalente a uma corrida longa ou uma hora de musculação.