Regras do Matutu

Aos nossos visitantes

A AMA Matutu é fruto de 25 anos de esforço e dedicação dos moradores e amigos do Matutu em cuidar do vale, seus recursos naturais e da cultura local que aqui se estabeleceu.

Chegar hoje no Matutu e poder desfrutar da paisagem magnífica, da atmosfera tranquila e do acolhimento comunitário que o lugar oferece é resultado desse trabalho desenvolvido pela AMA ao longo desses anos.

Tendo o Casarão como centro de informação na entrada do vale, onde os guardiões fazem o receptivo turístico e orientação ao visitante, a AMA contribui para um turismo local ordenado e sustentável.

Para alcançar esse objetivo, os moradores associados estabeleceram as seguintes normas:

  • ônibus turísticos não são permitidos
  • Visitas de Vans turísticas apenas com agendamento prévio em algum estabelecimento local
  • Pedimos deixar seu cão em casa. Estamos em área de proteção de vida silvestre, entorno do parque estadual da Serra do Papagaio. Animais domésticos são considerados impacto ambiental.
    -Não permitimos o consumo de álcool nas cachoeiras ou em áreas abertas de natureza, pelos risco que oferece e por outros eventuais inconvenientes.
  • Não transite em roupa de banho ou sem camisa pelo vale. Respeite os costumes locais
  • Cultivamos o silêncio.Sons altos, incluindo buzinas, caixas de som etc não são permitidos

Procuramos nessas e em outras diretrizes seguir as normas da OMT – Organização Mundial de Turismo, onde o respeito pelos valores dos moradores locais, a plena experiência do visitante e a integridade dos recursos naturais sejam observados.

Ao seguir essas orientações o visitante está se juntando a nós nessa missão de cuidar desse lugar especial que é o Matutu.

Sejam bem vindos!

Para mais informações:
visite.matutur@gmail.com