Broto Brasilis

Broto Brasilis

A Associação para o Eco-desenvolvimento Broto Brasilis atua no município de Aiuruoca (MG) desde 1997, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Os projetos desenvolvidos têm por finalidade a capacitação profissional, geração de trabalho e renda, melhoria na qualidade de ensino e estímulo à cidadania, visando a preservação do meio ambiente, o fortalecimento e permanência da população tradicional na terra.

Apoiamos prioritariamente a organização de jovens  e mulheres que trabalham com artesanatos e quitandas, visando o ampliação de suas capacidades de trabalho em grupo, o desenvolvimento de suas habilidades de gestão, a produção colaborativa e associativista, tendo sempre em vista a valorização da cultura local e do espírito comunitário.

Missão

Melhorar a qualidade de vida da população rural que vive na região de Aiuruoca por meio de projetos de capacitação profissional, geração de trabalho e renda, melhoria da qualidade da educação local e ampliação da cidadania, visando o fortalecimento das mulheres e suas famílias, a preservação do meio ambiente e a permanência na terra.

Informações gerais

A sede da Broto Brasilis localiza-se no Casarão da Associação de Moradores e Amigos do Matutu, que trabalha com mulheres e jovens artesãs e cozinheiras em 3 projetos: Retalhos, Quitanda e Café da Roça. O modo de produção deste projetos é associativista, com meios de produção coletivo (maquinas de costura / equipamentos de cozinha). As artesãs do Projeto Retalhos produzem em suas casas e se reúnem sistematicamente para controle de qualidade da produção, distribuição de materiais e lucros. O Café da Roça funciona conforme o movimento turístico e o Quitanda com produções sazonais conforme a época (pêssego, goiaba, leite, etc). As vendas são feitas, na sua maioria, na Loja do Paiol onde a Associação de Amigos possui uma ponto comercial no Vale do Matutu. Os produtos restantes do Retalhos são vendidos em grandes centros.

Prêmios

Nossos prêmios são as nossas conquistas que foram atingidas através das seguintes parcerias :
– 2002 – NOVIB: material permanente para escritório
– 2003 – SEBRAE: “Guia de Presentes Solidários”
– 2004 – Catálogo Petrobrás.
– 2004 – Embaixada da Suíça: cursos, folders.
– 2005 – NOVIB: máquinas de costura, telefone rural e cursos,
– Parceira da AMA Matutu: sede no casarão (reuniões, cursos cozinha e costura e Café da Roça).
– Exportação 5 anos para Itália – comércio justo.
– Cursos de capacitação para a população local – SENAR/ EMATER.
– 2007 – Brazil Foundantion – cursos aprimoramento de produtos,
– 2007 – Equipamentos Consulado da Mulher,
– 2008 – Catálogo Sebrae
– 2007 e 2008 -Participações em feiras de artesanatos em MG, SPo e RJ
– 2008 e 2009 – Apoio e participação no 1o. e 2o. Encontros de Agroecologia promovidos no Vale do Matutu, pela Fundaão Matutu.

Para Mais Informações Acesse: https://www.facebook.com/brotobrasilis/