EXPLORE O MATUTU
O Matutu é um fundo de vale, localizado aos pés do Parque Estadual da Serra do Papagaio nas Terras Altas da Mantiqueira em Aiuruoca – MG, que abriga cerca de duzentos habitantes. As montanhas ao seu redor propiciam um número muito grande de rios e cachoeiras. O Pico do Papagaio, de formação granítica, tem cerca de 2100 metros de altitude, é um ponto elevado da Serra do Papagaio, e faz parte da franja mais a noroeste da Serra da Mantiqueira, se destacando na paisagem como uma grande torre que protege o vale.
A comunidade que habita o Matutu tem na presenvação ecológica um dos seus principais foco.
Segundo o historiador aiuruocano José Mauro Maciel, em seu livro Ayuruoca nos Setecentos, Nossa Terra, Nosso Ouro, Nossa Gente, os nativos ayuruãs foram os primeiros registros de humanos a habitar a região da Serra do Papagaio onde se encontra o belo Vale do Matutu.
A primeira fazenda que se instalou no Vale do Matutu foi de migrantes que vieram do Rio Grande do Sul e remonta o ano de 1860. José Maciel Sene, seu primeiro proprietário, dedicou-se a pecuária e seus filhos continuaram a atividade. Ainda exite o casarão sede dessa fazenda que foi construída pelos escravos, hoje propriedade e sede da Associação de Moradores e Amigos do Matutu.

VALE DO MATUTU
REDUTO
DE PAZ


VILA MARIA
reduto de paz e tranquilidade
O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO?
